Tectoy Planeja Lançar Videogame! WTF???

11 junho 2008 at 2:03 pm 2 comentários

Também me assustei quando li a notícia no blog do Patrício e seus Bluecaps!

Sugiro que o pessoal leia a matéria lá no GoLuck, mas basicamente a Tectoy registrou a patente de um novo console como o codenome de Jeanie.

Muita gente ficou excitada, achando que a Tectoy irá trazer de volta o saudoso Dream Cast, mas o que aconteceu foi que a paudurecência do pessoal não deixou eles lerem a matéria direito, ou então lessem o raio da patente.

Vamos pensar com calma. Como a matéria cita, o “videogame” não usará cartucho, cd ou dvd e sim memória interna.

Agora pensem só um pouco, como raios com a banda que a gente tem, falando de Brasil e não só das principais capitais, teria realmente como existirem servidores fazendo upload de 700 megas de jogos que o tamanho dos jogos para o Dream Cast?! Acorda né galera! Esse tende a ser o futuro da distribuição de jogos, mas não agora com a banda e com o preço da internet que temos por aqui. Lá fora onde a banda é muito mais rápida e barata, este tipo de comércio ainda está engatinhando, que dirá aqui! E eu não to e nem vou falar de capacidade de armazenamento hein.

Bom, eu entrei no site da patente e comecei a ler aquela budega e pra minha broxada, não haverá Dream Cast Remake nenhum nessa joça! Eu já suspeitava pelo que li na matéria, mas sabem como é o lance da esperança né?

O que eu pude entender, pelo pouquinho de TI que eu conheço, é que a Jeanie nada mais é do que um HD com jogos de celular que você vai jogar na televisão!

[modo debochado: on] Uaaaaaaaaaaaaaal né! [modo debochado: off]

Vamos ver o que nos diz a patente:

“A presente invenção refere-se a um sistema dotado de um aparelho de videogame que utiliza-se de arquitetura (software e hardware) de aparelhos celulares para execução de jogos em dispositivos externos como TVs e monitores, utilizando-se de fonte de energia externa.”

Agora as vantagens apresentadas segundo a patente:

“Os objetivos da presente invenção são alcançados por um sistema para utilização de aparelhos eletrônicos e aparelho eletrônico que corresponde a servidor de bilhetagem, um servidos de armazenamento de dados e plataforma de entrega de jogos (hardware e software) para proporcionar e atender as requisições do usuários do aparelho eletrônico. O aparelho eletrônico utiliza-se da mesma arquitetura de um aparelho celular para execução de jogos. A aquisição e envio de jogos poderá ser feita com a mesma tecnologia utilizada pelas operadoras de telefonia celular, mas não necessariamente somente através delas. Outras formas de transmissão como cabo, linha discada e Wi-fi poderão ser utilizadas.”

Resumindo tudo. A Tectoy está criando nada mais nada menos que um Set up Box semelhante aos da TV digital, porém este utiliza a rede de celulares, adsl, wi-fi, sinal de fumaça para enviar e receber dados ou jogos, tem unidade de armazenamento interno e um control pad, que você utiliza para jogar aqueles muitos joguinhos JAVA que as operadoras de celular oferecem. Ou seja, o bom e velho 8-Bits!

Mas calma, a gente sempre pode tirar coisas boas, mesmo nos casos ruins.

Daqui, a gente pode tirar dois possíveis grandes avanços.

1º – Uma alavancada da indústria brasileira de games. Sim, parem e pensem leitores. Os jogos criados para celular hoje são e devem ser limitadíssimos para que rodem nos nossos companheiros. Agora imaginem se essa limitação sofresse uma alteração. Poderia ser bastante parruda diga-se de passagem. Um jogo JAVA para celular tem 500k, agora se os desenvolvedores pudessem ter 5 megas, 10 megas, 20 megas! Olha a diferença que isso faria. Isso poderia sim fazer com que a nossa indústria desse mais um passo para frente. Vale lembrar que os jogos de Wii Ware, por exemplo, giram em torno deste tamanho e alguns são excelentes.

2º – A Tectoy estaria na vanguarda brasileira na distribuição de jogos eletrônicos para “consoles” via rede. Sim, esse tema vira e mexe é abordado em sites de games, como o futuro da distribuição de jogos, onde não mais existirá o DVD ou Blue Ray. Não haverá mídias, caixas ou manuais. Somente o software. Eu acho isso meio radical, pois curto ter a caixinha, os manuais e ter a sensação de abrir um jogo hehehe. Maaaaas do jeito que vamos, principalmente no quesito meio ambiente, aliviar a natureza de uma penca de boxes de DVD, mídias, tintas, seria uma boa.

Agora fiquei na dúvida. Dou ou não os parabéns pra Tectoy pela iniciativa!?

Se os jogos que ela apresentar ao público forem exatamente esses de celular, e forem só isso, é vai com ovo e tomate na cara.

Agora se ela conseguir colocar jogos JAVA, bem feitos, com novidades e respeito ao bolso do consumidor, ai é parabéns!

E você leitor?! O que daria pra Tectoy?

Abaixo a imagem do esquema da Jeanie.

Anúncios

Entry filed under: Compras Online, Jogos Multiplataforma, novidades, Rumor. Tags: , , , , , , .

Primeiros detalhes de CoD 5, Revelados! Entrevistas com o pessoal da High Voltage! Assunto? The Conduit oras!

2 Comentários Add your own

  • 1. Lucas Patricio  |  11 junho 2008 às 7:00 pm

    Olha, muito bom o texto e seus argumentos. Vamos para o que interessa:

    Não acho que vai rolar um Dreamcast remake. Acho isso praticamente impossível. Eu acho que esse videogame da TecToy será uma espécie de “Mega Driver portátil”.

    Claro que não será um “mega drive”, mas eu acho que a ideia de jogos simples deve ser mesmo a principal. Uma espécie de Live Arcade + Virtual Console.

    A idéia deve ser mesmo a convergência. Também não sei se devemos elogiar ou criticar agora. Acho que precisamos saber mais detalhes para poder julgar.

    Mas só de saber que o controle é com fio, bem, não dá para esperar muita tecnologia avançada, né? E visto os preços do mega drive portatil…Bem…Deu pa entender…XD

    Abraços!

  • 2. meujoystick  |  13 junho 2008 às 11:35 am

    Legal a matéria. Pessoalmente acho que virá um box para TV digital com acesso a internet. Ao acessar o “canal de jogos” do aparelho, vc terá a opção de baixar joguinho em Java com a qualidade de jogos para celulares. Preferia um remake do Dream Cast e até compraria um!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d blogueiros gostam disto: