Como comprar seus jogos se estão todos caros?

12 dezembro 2007 at 3:34 pm 12 comentários

Pois é pessoal. Eu me fiz muito essa pergunta quando resolvi comprar meu Wii e mais ainda quando decidi não desbloquear minha Torradeira!

Acredito que todos que me lêem já foram às lojas especializadas e se depararam com os preços absurdos o “precinho” dos jogos, seja para Wii, PS3 ou X-Box 360.

Todo mundo sabe (se não sabe vai saber agora) que um produto importado para chegar no Brasil sofre taxação. É nessa hora que a jurupoca começa a piar e pia alto.

A tributação é absurda e obviamente em cascata. Pagamos absurdos 60 a 70% de imposto em um jogo comprado nas lojas tupiniquins.

Acho que devemos mesmo dar uma boicotada nas lojas brasileiras que praticam preços abusivos. E não são só as lojas que merecem o boicote. As empresas responsáveis pela distribuição dos jogos e consoles Latamel praticam preços abusivos. Não devemos piratear, mas também não devemos comprar jogos aqui. Assim os distribuidores podem forçar o governo e negociar algum benefício para os consumidores brasileiros. Para que assim, tenhamos um mercado formal valorizado e JUSTO.

Para ter então meus jogos, a única resposta que me veio à mente foi importar. Fiz várias pesquisas sobre lojas, preços, frete e chance de ser taxado quando meu jogo passasse pela alfândega.

Bom, resolvi testar comprando Resident Evil Umbrella Chronicles. Entrei no site do CD Universe (eles merecem essa propaganda gratuita) e comprei o jogo. Saiu dos EUA dia 16/11 e demorou exatas 3 semanas para chegar até a minha casa, sem nenhuma taxa extra. Eu achei que meu jogo tivesse ficado retido na Receita, pois o Léo pediu uns 2 jogos também e os dele chegou em 2 semanas. Agora você se pergunta, porque eu não sofri taxação e as empresas sofrem? É óbvio, eles comprar centenas de jogos, eu apenas 1.

O jogo custou U$ 48,99. Nós daqui do Brasil podemos importar coisas dos EUA com o preço de até 50 dólares sem pagar taxas ou impostos. Porém algumas vezes a receita taxa mesmo assim. Isso quando os jogos não são extraviados.

A CD Universe envia os produtos em um envelope com bolhas e no adesivo não colocam nenhuma referência ao site ou nome da loja. Vem assinalado como Merchandise e eles colocam o preço real. Como foi menos de 50 dólares, nem me preocupei.

Existem lojas online que tem mais manha que o CD Universe. Eles declaram o valor menor, declaram como gift (presente) e enviam como se fosse de pessoa física para pessoa física (não vejo muita vantagem sobre isso, já que temos o direito a cota de U$ 50). Porém se a sua encomenda extraviar… PERDEU PLAYBOY!!

No caso da CDU, passado 1 mês, se a sua encomenda não tiver chegado eles reenviam o produto.

Vale muito a pena comprar pela credibilidade que eles passam. Responderem a todos os meus emails com dúvidas prontamente e muito educadamente.

Eu compro e recomendo a CD Universe.

Entry filed under: Compras Online. Tags: , , , , , .

Redescobrindo o que me dava prazer nos games. Da Série: Videos Irados#02

12 Comentários Add your own

  • 1. leo  |  14 dezembro 2007 às 9:55 am

    Bem, mais um fato para se lembrar é que a maioria dos jogos em lançamento, seja qual for a plataforma, custa U$49,99. Ou seja, não serão taxados pela alfândega. Não sei se é algum padrão, mas foi o que eu pude perceber. Raros os jogos que custam mais que isso, aliais, só vi uns 3 acima desse preço. Então, qualquer um que for à favor da não pirataria e que for a favor de “boicotar” esses preços absurdos; Eu, como nosso ilustre amigo dono desse blog, sou a favor do não desbloqueio do videogame e a importação particular dos jogos. Quem sabe os fabricantes de VG não olham melhor para nós e começam a vender de verdade aqui. Só não vendem por causa da alta taxa de pirataria.
    O CDuniverse além de ser confiavel, sabe desse problema de taxação dos jogos, e é por isso que o jogo do nosso amigo custou U$48,99 e não U$49,99 como de praxe. O jogo que importei por exemplo, World of Warcraft, custou U$48.50. Este nem sequer vende aqui, pois como se trata de um jogo onde há a necessidade pagar mensalmente a maioria dos Brasileiros não vai copra-lo, principalmente pq todos querem tudo de graça. Infelizmente a cabeça do Brasileiro é assim, “quero tudo do bom e do melhor, mas não quero fazer nada por isso”. É assim que a maioria quer.
    Bem, é isso ai. Espero que nosso amigo continue assim, escrevendo textos de qualidade sobre essa nossa paixão, o jogo eletrônico.

  • 2. André  |  14 dezembro 2007 às 6:55 pm

    Fala João! Tudo tranquilo??? Parabéns pelo blog; está muito maneiro. Fico feliz de ver que você retomou de vez o gosto pelos jogos. Agora só falta comprar um X360 hein!!

    Cara, tenho percebido uma certa confusão das pessoas que compram jogos lá fora sobre a legislação brasileira para importação de itens. Questões como “aqui no Brasil podemos importar coisas dos EUA com o preço de até 50 dólares sem pagar taxas ou impostos” não são totalmente verdadeiras. É bom esclarecer para que as pessoas não paguem imposto sem saber o motivo! 🙂

    É o seguinte: vamos falar sobre a importação de bens via encomenda postal internacional, o que inclui compras feitas via Internet; temos então um regime de tributação simplificada (RTS). Então podemos trazer itens de fora do país cujo o valor total seja de até U$ 3.000,00. Ao valor total que consta na nota fiscal, seremos taxados em 60%. Caso o valor do frete e seguro não esteja incluido na nota fiscal, o 60% será em cima do valor dos itens + frete + seguro. No caso das encomendas declaradas como presente, NÃO significa que não serão taxadas! Isso é um erro cometido por 99% das pessoas! Nesse caso valerá o valor declarado dos itens, já que um presente não tem nota fiscal. MAS, um detalhe importante: não adianta comprar um Xbox 360 e pedir para que o cara envie como presente (marcar como GIFT) com o valor declarado de U$ 30,00. O pessoal da alfandega tem uma tabela com os valores das maioria dos produtos… então você será taxado pelo preço dessa tabela quando a discrepância for grande. O que acontece é que existem alguns casos de isenção onde essa taxação de 60% não é aplicada… isso acontece quando você importa medicamentos (para pessoas físicas), jornais, livros, revistas e periódicos. Além disso, encomendas de até US$ 50.00 estão isentas dos 60% desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. Entenderam a confusão aqui?? Se você pede na CD Universe um jogo por U$49, VOCÊ PODE SER TAXADO! A CD Universe é pessoa jurídica… NÃO EXISTE ESSA COTA DE U$ 50 NESSE CASO. Se eu compro um jogo no Ebay de até U$50 e o cara é pessoa física, ótimo! Está dentro da isenção… o cara e eu somos pessoas físicas e a encomenda não está ultrapassando U$50.

    Vejam, não é o fato de ser marcado como presente (GIFT) que faz com o imposto não seja cobrado… e muito menos o fato isolado de estar dentro do limite de U$50. O remetende precisa ser pessoa física E (AND,&&) o valor deve estar dentro do limite de U$50.

    Ao comprar um jogo na CD Universe por U$9 vocês podem ser taxados. E porquê não são? Pois o volume de encomendas é grande e a receita não verifica todas; ela faz uma amostragem. Mas toda vez que vocês pedem algo em uma loja lá de fora vocês estão correndo o risco de serem taxados, INDEPENDENTE do preço. E quanto maior o volume, maior o risco…

    Qualquer dúvida, procurem pelo artigo 20.do Decreto 2498/98. Está tudo explicado lá.

    Abraço!!

    André

  • 3. maepossojogarvideogame  |  16 dezembro 2007 às 3:21 pm

    Eu sei que quem compra lá fora em lojas pode ser taxado, porém a CD Universe, pelo menos comigo não colocou nenhum CNPJ ou nome de loja mesmo.

    Por isso dei a dica. Óbvio que a minha encomenda passou sem ter ido para a amostragem, porém é o que acontece geralmente com pessoas que pedem pequenas coisas.

    Declarar como gift não é garantia de nada, como você falou, a única garantia de não receber taxação é se você comprar no eBay mesmo, onde a transação é feita de pessoa física para pessoa física.

    E acredite ou não, nem esse método é 100% seguro. Conheço casos de pessoas que compraram como alguém do eBay, coisas que com frete mais seguro mais o produto deu menos de U$50,00, foi como gift e de pessoa física para pessoa física e ainda assim foram taxadas.

    Não adianta, isenção total mesmo só com livros.

    Mesmo assim ainda vale o risco de você comprar lá fora, mesmo sendo taxado aqui, a maioria jogos ainda assim ficam mais baratos!

    Valeu pela explicação Deco!!! Mias conteúdo pra enriquecer o blog!!!

    Sempre que quiser manda ver 🙂

    Abração meu Brother!

  • 4. Gabriel  |  27 dezembro 2007 às 9:57 pm

    Opa voces me ajudaram muito com esse tópico, agora so tenho uma duvida, sobre o frete vocês podem me indicar um site que calcule por quanto sairia um jogo de Nintendo Wii custando 49.82 dólares que vai vim de uns amigos de meu irmão lá do eua? Obrigado.

  • 5. maepossojogarvideogame  |  28 dezembro 2007 às 3:58 pm

    Gabriel, o mais indicado é United Stat Postal Service.

    Segue o link: http://www.usps.com/tools/calculatepostage/welcome.htm

    Clique no botão Go onde está escrito Calculate International Postage.

    Lá dentro você pode fazer uma série de simulações.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    DungaBRRJ

  • 6. ELVIS CARDOSO  |  8 março 2008 às 6:04 pm

    NUNCA COMPREI CDS PELA INTERNET E ESTOU MUITO AFIM DE COMPRAR UM CD DE UMA BANDA QUE ESTÁ NO VALOR DE U$12,97.SERÁ QUE EU VOU SER TAXADO?

  • 7. DungaBRRJ  |  10 março 2008 às 3:28 pm

    Acho difícil, mas a possibilidade existe e você deve estar pronto para ser taxado.

  • 8. Amaral Oliveira  |  13 maio 2008 às 11:53 am

    Amigo,,

    Comprei um Kit pro meu Ipod que aqui no Brasil custa 500 reais, eu paguei apenas $70,00 e mais 30 de frete. Foi uma diferença consideravel. Por issu amigos usuario que tem Ipod. Comprem ..eu comprei no eBAy. Acho uim absurdo voce ter ki pagar 500 reais num produto que quando voce olha, voce percebe que nao vale.
    Se voce for comprar pelo eBAy, compre com frete priority mail, porque vem como se fosse uma AR aqui no Brasil e nao corre o risco desse ladroeszinhos da alfandega extraviar.

  • […] tópico “Comprar meus jogos mais baratos nos EUA”eu, ajudado pelo comentário do Deco, escrevi AQUI, vou colocar agora algumas coisas sobre os outros dois assuntos. Primeiro sobre o barulho no Wii e […]

  • 10. eduardo  |  7 agosto 2008 às 6:10 pm

    ola to afim de comprar nessa loja sera que vale apena comprar jogos ply 3 nela e demora pra chegar ajudaaaa.

  • 11. thales  |  19 setembro 2008 às 7:57 pm

    entao gostaria de saber se realmente da certo. tenho o ps3 e nao quero pagar tao caro!!!!!!!!!
    queria q vcs me ajudasem….

  • 12. thales  |  19 setembro 2008 às 8:01 pm

    gostaria de saber que alem do jogo teriamos que pagar pelo frete tbm?????????

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



